sábado, 15 de agosto de 2009

Você sabia que em meio à Caatinga seca podemos encontrar água?













Cactos
As árvores que caracterizam a caatinga possuem folhas pequenas, cobertas com um tipo de cera. Muitas dessas plantas apresentam espinhos. Suas raízes são profundas, para que elas encontrem na terra a umidade necessária para viver.
Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá.
Vegetação da caatinga.
Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito.
Caroá O Caroá possui poucas folhas lineares e acuminadas. Com até 60 flores, de sépalas vermelhas e pétalas purpúreas. Suas folhas fornecem longas fibras, de grande resistência e durabilidade.
Xiquexique O xiquexique é utilizado pelos agricultores, como uma alternativa para alimentação dos animais em períodos de longa estiagem nas caatingas do Nordeste brasileiro. Esta planta é a última alternativa dos agricultores para salvar seus animais, devido a grande dificuldade de sua utilização.
Cactos Os cactos são plantas da Família das Cactáceas. Mesmo atravessando longos períodos sem chuvas, eles conseguem permanecer verdes e vigorosos. Suas formas são variadas, a maioria tem espinhos e alguns dão flores muito vistosas. Podem ser pequenos (com dois centímetros de altura, por exemplo) ou ter até dez metros de altura.
Palma é o nome comum da cactácea forrageira. Seu uso varia desde a alimentação ao gado e humana, paisagística e cerca - viva, como para a produção de corante natural.
Mandacaru O mandacaru é uma planta da família das cactáceas. Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais. A variedade comum é altamente espinhenta e só é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados, em uma emergência. O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes. Também pode atingir até mais de 5 metros de altura.
http://www.slideshare.net/goretteleal/plantas-tpicas-da-caatinga

2 comentários:

  1. já tinha visto falar, más não sabia ao certo que na caatinga seca, podemos encontrar água.
    com esse blog, posso tirar e concluir as dúvidas que tenho diante da caatinga.

    Blog Super interessante.

    Elivan Fabrizio - MTA II D

    ResponderExcluir