sábado, 15 de agosto de 2009

Água! Um bem precioso principalmente no Sertão.









Água

Semi-Árido
O semi-árido brasileiro é um dos maiores, mais populosos e também mais úmidos do mundo. Mas a chuva é má distribuída, tem lugares que chove mais, outros que chove menos e também há épocas de estiagem e épocas de muita chuva. O Nordeste possui um dos maiores índices de evaporação do Brasil, o que torna reservatórios de água pouco profundos inúteis em épocas de seca. Além disso, a água dos barreiros e açudes, baixadas onde se acumula a chuva, é geralmente poluída e cheia de vermes. Essa água é responsável por grande parte das doenças do sertão: amebíase, diarréia, tifo, cólera. Além de chover pouco, o sol é muito forte e esquenta a terra, evaporando a água que existe no solo.

Conflito de Uso das Águas
O uso de um bem como a água, indispensável para a maioria das atividades humanas, deve ser muito bem organizado. Do contrário, podem surgir conflitos entre usuários, tendo em vista:
􀂾 Precariedade do abastecimento (carros-pipa);
􀂾 Problemas de distribuição (distribuição de acordo com a necessidade);
􀂾 Uso irracional da água: não podemos retirar água desordenadamente dos açudes e
dos poços, pois eles logo secarão.
A Lei das Águas foi elaborada para se usar a água com um maior controle e para atender racionalmente seus diversos usos.

http://www.dfid.gov.uk/r4d/PDF/Outputs/Water/R8333-Apostila.pdf

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas a água é um bem precioso para existência de vida no sertão e em todo o planeta.

    Elivan Fabrizio, MTA IID

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas a água é um bem precioso para existência de vida no sertão e em todo o planeta.

    Elivan Fabrizio, MTA IID

    ResponderExcluir
  4. a comida do catigueiro é Farinha com rapadura

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A água é, realmente, essencial para a vida de todos os seres vivos do mundo. o que seria de nós sem esse bem tão valioso(presente de Deus). Aqui na nossa região de Juazeiro a benção de Deus é ainda maior, pois aqui corre o São Francisco que alimenta e fornece vida e trabalho pra tanta gente inclusive pra mim, neste caso com o consumo. Eu e todo o nordeste só tem a agradecer por um bem tão valioso que é esse rio e essa diversidade de animais e espécies vegetais. Obrigado natureza!Obrigado meu Deus!

    Demétrio Souza, estudante de técnico em agropecuária
    Abril de 2010

    ResponderExcluir
  7. a agua e um bem mais precioso do nosso planeta, ela serve para ser irrigada no nosso nordeste,agente usa para mollha as plantacoes,assasia a sede dos animais,e entre outras coisas imagine ai o nosso planeta sem nenhuma gota d"agua seria uma miseria sem agua. no nordeste no periodo de chuva as pessoas fazem umas cisternas para acumular a agua que caiu o ano todo para quando chegar a seca eles estao preparados para enfrentar a seca.

    ResponderExcluir
  8. A ÁGUA É NOSSO BEM MAIS PRECIOSO QUE DEUS, NOS DEU... POR ISSO TEMOS QUE PRESERVAR... NÃO BASTA SER APENAS FALAR MAIS SIM DEVEMOS TER ATITUDES DE PRESERVAR... A FELICIDADE DO NORDESTINO E VER A CHUVA BANTENDO NO TELHADO E CORENDO PARA A SUA CISTERNA. POR ISSO VAMOS PRESERVAR... POIS TODOS NÓS TEMOS QUE PRESERVAR...

    MARCELO VITOR, MTA II D, FUTURO TÉCNICO EM AGROPÉCUARIA, ABRIL DE 2010

    ResponderExcluir