sábado, 15 de agosto de 2009

Você conhece estes integrantes da orquestra caatiga?


















Pássaros de madeira geram renda no sertão

Em Santa Brígida, quarto pior IDH da Bahia, artesãos se associam para fazer esculturas de aves da Caatinga e cestos de palha
Canários, tucanos, corujas, araras, carcarás, galos-de-campina e azulões. Essas são algumas das aves nativas da Caatinga usadas como modelo para esculturas em madeira feitas por artesãos de Santa Brígida, município que, na Bahia, tem o quarto pior IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, uma adaptação do IDH aos indicadores regionais brasileiros). Os entalhes de aves — e também de outros animais típicos do Semi-árido, como o tatu — asseguram a renda de 35 famílias da cidade, que fica no sertão baiano, a 420 quilômetros de Salvador.
Agrupados desde 2001 na Associação de Artesãos de Santa Brígida, os escultores já venderam cerca de 200 peças ao exterior, em países como Itália e Portugal, por meio de organizações não-governamentais que trabalham com o conceito de comércio justo e solidário. A maior parte da produção, porém, vai para lojas brasileiras, sobretudo em Salvador, mas também para São Paulo e Brasília. Em 2006, a associação comercializou 3 mil esculturas no mercado nacional.
http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=2797&lay=pde

Nenhum comentário:

Postar um comentário