sábado, 15 de agosto de 2009

Os frutos atraem os pássaros que catam e encantam o meu Sertão.













Frutos da caatinga

O maracujá da caatinga, também conhecido como maracujá-do-mato, é uma fruta nativa das áreas secas do Semi-árido. De sabor agradável e resistente a longos períodos de estiagem, tem sido indicada por pesquisadores como uma opção de cultivo para desenvolvimento de uma fruticultura de sequeiro na região.

O pesquisador da Embrapa, José Egídio Flori, afirma que a cultura não exige agrotóxicos, é resistente a muitas doenças que atacam o maracujá amarelo (tradicional), e é muito rica em vitamina C e potássio. Na sua avaliação, o mercado já está pagando um bom preço pelo maracujá-do-mato, principalmente quando se considera que não é preciso muito investimento para sua produção.

Na comunidade de Serra Grande, interior de Curaçá – BA, 15 famílias acompanhadas pela Cooperativa Agropecuária Familiar dos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) já estão cultivando maracujá da caatinga. O plantio ocorre nas mesmas áreas onde as famílias mantêm as roças de feijão, milho e mandioca. Esse trabalho teve inicio quando o Irpaa iniciou nessa região, as primeiras discussões sobre as alternativas de geração de renda familiar a partir das frutas da caatinga.

http://www.anoticiadovale.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1193:cultivo-do-maracacuja-da-caatinga-apresenta-vantagens-para-comunidades-extrativistas&catid=1:juazeiro&Itemid=10

Nenhum comentário:

Postar um comentário