sábado, 15 de agosto de 2009

Água! Um bem precioso principalmente no Sertão.









Água

Semi-Árido
O semi-árido brasileiro é um dos maiores, mais populosos e também mais úmidos do mundo. Mas a chuva é má distribuída, tem lugares que chove mais, outros que chove menos e também há épocas de estiagem e épocas de muita chuva. O Nordeste possui um dos maiores índices de evaporação do Brasil, o que torna reservatórios de água pouco profundos inúteis em épocas de seca. Além disso, a água dos barreiros e açudes, baixadas onde se acumula a chuva, é geralmente poluída e cheia de vermes. Essa água é responsável por grande parte das doenças do sertão: amebíase, diarréia, tifo, cólera. Além de chover pouco, o sol é muito forte e esquenta a terra, evaporando a água que existe no solo.

Conflito de Uso das Águas
O uso de um bem como a água, indispensável para a maioria das atividades humanas, deve ser muito bem organizado. Do contrário, podem surgir conflitos entre usuários, tendo em vista:
􀂾 Precariedade do abastecimento (carros-pipa);
􀂾 Problemas de distribuição (distribuição de acordo com a necessidade);
􀂾 Uso irracional da água: não podemos retirar água desordenadamente dos açudes e
dos poços, pois eles logo secarão.
A Lei das Águas foi elaborada para se usar a água com um maior controle e para atender racionalmente seus diversos usos.

http://www.dfid.gov.uk/r4d/PDF/Outputs/Water/R8333-Apostila.pdf

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas a água é um bem precioso para existência de vida no sertão e em todo o planeta.

    Elivan Fabrizio, MTA IID

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas a água é um bem precioso para existência de vida no sertão e em todo o planeta.

    Elivan Fabrizio, MTA IID

    ResponderExcluir
  4. a comida do catigueiro é Farinha com rapadura

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A água é, realmente, essencial para a vida de todos os seres vivos do mundo. o que seria de nós sem esse bem tão valioso(presente de Deus). Aqui na nossa região de Juazeiro a benção de Deus é ainda maior, pois aqui corre o São Francisco que alimenta e fornece vida e trabalho pra tanta gente inclusive pra mim, neste caso com o consumo. Eu e todo o nordeste só tem a agradecer por um bem tão valioso que é esse rio e essa diversidade de animais e espécies vegetais. Obrigado natureza!Obrigado meu Deus!

    Demétrio Souza, estudante de técnico em agropecuária
    Abril de 2010

    ResponderExcluir
  7. a agua e um bem mais precioso do nosso planeta, ela serve para ser irrigada no nosso nordeste,agente usa para mollha as plantacoes,assasia a sede dos animais,e entre outras coisas imagine ai o nosso planeta sem nenhuma gota d"agua seria uma miseria sem agua. no nordeste no periodo de chuva as pessoas fazem umas cisternas para acumular a agua que caiu o ano todo para quando chegar a seca eles estao preparados para enfrentar a seca.

    ResponderExcluir
  8. A ÁGUA É NOSSO BEM MAIS PRECIOSO QUE DEUS, NOS DEU... POR ISSO TEMOS QUE PRESERVAR... NÃO BASTA SER APENAS FALAR MAIS SIM DEVEMOS TER ATITUDES DE PRESERVAR... A FELICIDADE DO NORDESTINO E VER A CHUVA BANTENDO NO TELHADO E CORENDO PARA A SUA CISTERNA. POR ISSO VAMOS PRESERVAR... POIS TODOS NÓS TEMOS QUE PRESERVAR...

    MARCELO VITOR, MTA II D, FUTURO TÉCNICO EM AGROPÉCUARIA, ABRIL DE 2010

    ResponderExcluir
  9. Realmente somos prejudicados pela má distribuição da chuva... Mas graça a Deus temos o Rio São Francisco, devemos apenas usar a água de forma adequada (preservando sempre).

    ResponderExcluir